Projeto

O Projeto TerraClass foi estruturado em 2010 com o objetivo de atender uma demanda do Governo Federal relacionada à qualificação dos desmatamentos, observados inicialmente na região da Amazônia Legal e endereçada a gestores e colaboradores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os produtos gerados pelo projeto TerraClass oferecem subsídios para a definição de ações governamentais referentes ao desenvolvimento da produção agrícola nacional com bases sustentáveis, à preservação da biodiversidade nacional e à manutenção da qualidade dos serviços ambientais.

Em 2015 foi publicada a Portaria MMA nº 365 de 27 de novembro de 2015, do Ministério do Meio Ambiente, criando o Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros (PMABB), que tem por objetivo expandir as ações de mapeamento e monitoramento para os demais biomas brasileiros.

Utilize o menu Iniciativas para conhecer os mapeamentos produzidos e os dados gerados.

Mapa Interativo

A plataforma do TerraClass disponibiliza aos usuários, um sistema de geoinformações destinado ao acesso e à visualização dos dados de uso e cobertura da terra identificados em áreas desmatadas nos biomas brasileiros. Atualmente estão disponíveis mapeamentos produzidos para a Amazônia e o Cerrado, contendo séries históricas que podem ser visualizadas individualmente ou analisadas de forma integrada no sistema de mapas interativos.

Ele propicia a visualização, a sobreposição e a manipulação dos mapeamentos da série histórica do TerraClass de forma rápida, gratuita e intuitiva, por meio de ferramentas de comparação entre os anos e mecanismos para a obtenção de medidas de área e distância sobre o mapa.

O sistema também oferece serviços geográficos por meio da geração de gráficos, que permitem a análise da dinâmica das classes de uso e cobertura da terra ao longo da série histórica em diferentes recortes geográficos nos níveis regional, estadual, municipal.

Utilize o menu Mapa Interativo para acessar produtos gerados e realizar suas próprias análises.